quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você já jogou...? Go

É difícil encontrar alguém que não conheça xadrez, provavelmente o jogo de estratégia mais conhecido em todo o mundo. Agora, no ocidente, ainda não são muitos os que conhecem o go, um jogo de estratégia criado na China há mais de 4000 anos.

É um jogo simples, com poucas regras, podendo-se aprender a jogar rapidamente, em alguns minutos; entretanto, para dominá-lo são necessários anos de treinamento e prática.

O go funciona da seguinte forma: dois jogadores se revezam, um colocando pedras pretas e outro colocando pedras brancas, sobre um tabuleiro composto, normalmente, por 19 linhas na horizontal e na vertical. As peças são posicionadas sobre as intersecções das linhas.

O objetivo geral do jogo é dominar mais território que seu adversário, basicamente cercando partes do tabuleiro com peças de sua cor e capturando grupos de peças do inimigo, enquanto impede que este invada seu território.

Como não é muito popular, ao menos nesta metade do globo, o go era exclusivo a grupos e clubes pequenos, presentes normalmente apenas em grandes cidades. A internet ajudou muito na disseminação do jogo, e hoje existem diversos servidores onde pode-se jogar go online com pessoas do mundo todo.

O considero um jogo fascinante e extremamente estratégico, exigindo muito raciocínio, tática e planejamento. Gosto muito de jogar, embora não costume fazê-lo regularmente. Mas se alguém quiser uma partida, é só me dar um toque. :)

Curiosidades:
  • Estima-se que há mais possibilidades de jogadas no go do que átomos no universo! Esse é um dos fatores para ainda não existir uma inteligência artificial forte para este jogo (embora avanços estejam sendo feitos, principalmente usando técnicas Monte Carlo).
  • No filme ganhador do óscar "Uma Mente Brilhante", o protagonista John Nash joga algumas partidas de go.
  • Assim como acontece com o xadrez no ocidente, existem jogadores profissionais de go no oriente. Os japoneses dominaram os torneios por um bom tempo, mas a concorrência dos chineses e coreanos é cada vez maior.
  • O mangá e anime Hikaru no Go ajudou a popularizar o jogo entre jovens tanto no Japão quanto em outros países.
Para saber mais:
  • Aprenda a jogar go interativamente - Ótimo site para aprender a jogar.
  • IGS - O maior servidor de go da internet. Também fornece o cliente Pandanet para se conectar e jogar.
  • Sensei's library - O maior wiki sobre go da internet. Tem um vasto conteúdo sobre o jogo, englobando estratégias, históricos, discussões, problemas e muito mais.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Instalando o Windows XP em um HD SATA - Erro 0x0000007B

Desde a primeira vez que formatei meu notebook, em 2007, eu me vi com um problema: a maioria dos CDs de instalação do Windows XP não tem os drivers necessários para reconhecer HDs SATA, e o setup é interrompido em uma tela azul nada amigável, falando do erro 0x0000007B, que quer dizer dispositivo não encontrado.

Fazia tempo que não via essa mensagem fatídica. Infelizmente, eu fui lembrado dela outro dia, quando fui formatar um outro computador. Eu já o havia formatado uma vez, há um bom tempo atrás, utilizando um CD de instalação que dava suporte aos drivers corretos. O problema é que meus CDs não estavam comigo no momento, então não pude fazer o serviço rapidamente.

Encontrei um CD de instalação do Windows XP SP3, mas e pra fazer o bendito funcionar? A mensagem teimava em aparecer, e eu tentei integrar vários drivers SATA usando o nLite - inclusive os fornecidos com o próprio computador! - mas mesmo assim não ia. Aparentemente os drivers fornecidos não eram compatíveis com o Windows XP, apenas com o Vista.

Procurando na internet pelo chipset específico da máquina, finalmente eu encontrei drivers que funcionaseem. Depois de integrá-los com o nLite, a instalação fluiu sem problemas, e o problema foi solucionado.

Se você está com esse tipo de problema, procure se informar sobre o chipset e os controladores de HD de seu computador para buscar os drivers específicos e corretos, e integre-os a um instalador do XP usando o nLite. A utilização deste programa é bastante intuitiva, mas se tiver dificuldades, aqui há um tutorial explicando passo a passo.

Realmente, o Windows XP já é bem antigo. Acho que está na hora de eu migrar pro 7... ou só ficar no Linux mesmo. :)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Você já usou...? Windirstat


Arrumar o HD nunca é uma tarefa fácil, ainda mais quando você vai juntando músicas, programas, filmes, jogos... e, um dia, você precisa liberar espaço, então decide deletar algumas coisas que não vai precisar mais. Mas, é claro, você gostaria de ver quais arquivos ou pastas estão ocupando mais espaço.

Ir vendo pasta a pasta no Windows Explorer é bastante chato e cansativo, e por vezes não dá uma idéia muito precisa sobre o quê está ocupando mais espaço que o quê.

É aí que o software Windirstat pode ajudar. Essa pequena aplicação open source monta uma representação visual de seus dispositivos de armazenamento (HDs ou pen drives), mostrando comparativamente os arquivos maiores (que ocupam mais espaço) e os arquivos menores, tudo muito bem organizado.

Eu o uso bastante quando preciso ter uma idéia de como estão distribuídos os dados do HD.

Infelizmente, o programa não é multiplataforma, rodando somente em Windows. Seria interessante uma aplicação desse tipo para Linux ou Mac, não? Desconheço alguma aplicação do tipo para esses sistemas.

[edit 21/01/2010 22:47] O César me apontou que existe uma versão do programa para sistemas Unix chamada kDirStat, que inclusive é a versão original (o Windirstat é o port para Windows). Ele é compatível com qualquer SO que use o sistema de janelas X. Valeu pela dica!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Lian gong

Nós que trabalhamos com computação precisamos tomar um cuidado especial com a saúde, especialmente com relação à lesões por esforços repetitivos. Esse é um dos motivos de meu interesse por exercícios e práticas terapêuticas. Uma que me interessou bastante foi o Lian Gong, com o qual tive contato no colégio técnico.

A milenar cultura chinesa produziu diversas artes terapêuticas e marciais, como o Tai Chi Chuan, I Chuan, Chi Kung, Kung Fu, entre tantas outras. O Lian Gong (pronuncía-se lian kun) é uma prática corporal que foi desenvolvidaa nos anos 70 em Shangai pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuan Ming, baseada em diversas artes e exercícios anteriores, na Tui-ná e em seus vários anos de experiência atendendo pacientes com dores crônicas.

Intitulada Lian Gong em 18 Terapias, a prática foi introduzida no Brasil por Maria Lucia Lee, professora de filosofia e artes corporais chinesas da Unicamp.

A terapia completa consiste em 3 seqüências de 18 exercícios cada, tendo duração de 12 minutos por seqüência. Cada série de exercícios tem o propósito de prevenir e tratar dores em partes específicas do corpo, além das articulações e os órgãos internos.

No Globo Repórter do dia 23/01/2009, o Lian Gong foi mostrado em um dos blocos, destacando seus benefícios para o tratamento e prevenção de doenças ortopédicas.

Inclusive, o Ministério da Saúde incluiu o Lian Gong entre as práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a serem oferecidas à população pelo SUS.

Eu procuro fazer as duas primeiras seqüências de exercícios toda manhã, logo depois de acordar. O que eu posso dizer é que minha postura melhora bastante quando realizo a prática, além de ter mais flexibilidade e ânimo durante o dia. Outro dos benefícios é obter uma maior sensação do chi, o que também se reflete na respiração, que se torna mais serena.

Recomendo à todos!

Para saber mais:

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Você já usou...? Rainlendar

Screenshot do RainlendarO Rainlendar é um software de calendário prático e útil que utilizo há vários anos. Nele, você pode registrar quaisquer compromissos que precisar, e eles ficam marcados convenientemente em um pequeno calendário que pode ser posicionado em sua área de trabalho. Você também pode criar uma lista de tarefas a fazer.

Eu o uso principalmente para não perder de vista as provas ;) , além de consultas médicas e o que mais for importante e eu não puder esquecer. É só voltar pro desktop e lá está ele, me lembrando dos meus compromissos.

É um programa leve (4,53MB), multiplataforma e grátis (a versão lite, que faz quase tudo que a versão paga). Recomendo!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

6 habilidades profissionais em TI para 2010

Interessante artigo do NetworkWorld: Quais são as previsões para as 6 habilidades mais desejáveis em profissionais da área de TI para 2010.

É importante lembrar que o artigo é americano e, portanto, enfoca esse mercado, que é bem diferente do brasileiro. Entretanto, é sempre bom estar informado!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

L 99 99 99 99...

Logo no primeiro dia do ano (pra começar bem :), me deparei com um erro bizarro quando liguei meu notebook:

L 99 99 99 99 99 99 99... com 99s escritos até o meio da tela, mais ou menos.

O que aconteceu? Meu HD estava dividido em duas partições, uma para o Windows e outra para uma distro Linux, e como parte da limpeza de fim de ano estava organizando meus arquivos e excluindo coisas desnecessárias. Uma das tarefas que queria fazer era instalar outra distro, então eu excluí a partição onde a distro residia, utilizando o utilitário fdisk do Linux.

Com uma pesquisa rápida na internet, descobri que o problema é que a MBR não é alterada pelo fdisk, e é lá onde o bootloader, no caso o LILO, se localiza. Como a partição do Linux não existia mais, o erro hexadecimal 99, que indica diferenças entre a geometria do HD e da BIOS, é acusado pelo LILO.

No caso, a solução foi utilizar o console de recuperação do Windows, através de um CD de boot, e rodar o comando fixboot e fixmbr \Device\HarddiskX (o número X depende da configuração de seu(s) HD(s), normalmente é 0) para consertar o problema. Se isso não funcionar, tente os comandos na ordem inversa.

Pronto, agora seu computador irá bootar normalmente. :)