quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você já jogou...? Go

É difícil encontrar alguém que não conheça xadrez, provavelmente o jogo de estratégia mais conhecido em todo o mundo. Agora, no ocidente, ainda não são muitos os que conhecem o go, um jogo de estratégia criado na China há mais de 4000 anos.

É um jogo simples, com poucas regras, podendo-se aprender a jogar rapidamente, em alguns minutos; entretanto, para dominá-lo são necessários anos de treinamento e prática.

O go funciona da seguinte forma: dois jogadores se revezam, um colocando pedras pretas e outro colocando pedras brancas, sobre um tabuleiro composto, normalmente, por 19 linhas na horizontal e na vertical. As peças são posicionadas sobre as intersecções das linhas.

O objetivo geral do jogo é dominar mais território que seu adversário, basicamente cercando partes do tabuleiro com peças de sua cor e capturando grupos de peças do inimigo, enquanto impede que este invada seu território.

Como não é muito popular, ao menos nesta metade do globo, o go era exclusivo a grupos e clubes pequenos, presentes normalmente apenas em grandes cidades. A internet ajudou muito na disseminação do jogo, e hoje existem diversos servidores onde pode-se jogar go online com pessoas do mundo todo.

O considero um jogo fascinante e extremamente estratégico, exigindo muito raciocínio, tática e planejamento. Gosto muito de jogar, embora não costume fazê-lo regularmente. Mas se alguém quiser uma partida, é só me dar um toque. :)

Curiosidades:
  • Estima-se que há mais possibilidades de jogadas no go do que átomos no universo! Esse é um dos fatores para ainda não existir uma inteligência artificial forte para este jogo (embora avanços estejam sendo feitos, principalmente usando técnicas Monte Carlo).
  • No filme ganhador do óscar "Uma Mente Brilhante", o protagonista John Nash joga algumas partidas de go.
  • Assim como acontece com o xadrez no ocidente, existem jogadores profissionais de go no oriente. Os japoneses dominaram os torneios por um bom tempo, mas a concorrência dos chineses e coreanos é cada vez maior.
  • O mangá e anime Hikaru no Go ajudou a popularizar o jogo entre jovens tanto no Japão quanto em outros países.
Para saber mais:
  • Aprenda a jogar go interativamente - Ótimo site para aprender a jogar.
  • IGS - O maior servidor de go da internet. Também fornece o cliente Pandanet para se conectar e jogar.
  • Sensei's library - O maior wiki sobre go da internet. Tem um vasto conteúdo sobre o jogo, englobando estratégias, históricos, discussões, problemas e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário