quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Instalando o Windows XP em um HD SATA - Erro 0x0000007B

Desde a primeira vez que formatei meu notebook, em 2007, eu me vi com um problema: a maioria dos CDs de instalação do Windows XP não tem os drivers necessários para reconhecer HDs SATA, e o setup é interrompido em uma tela azul nada amigável, falando do erro 0x0000007B, que quer dizer dispositivo não encontrado.

Fazia tempo que não via essa mensagem fatídica. Infelizmente, eu fui lembrado dela outro dia, quando fui formatar um outro computador. Eu já o havia formatado uma vez, há um bom tempo atrás, utilizando um CD de instalação que dava suporte aos drivers corretos. O problema é que meus CDs não estavam comigo no momento, então não pude fazer o serviço rapidamente.

Encontrei um CD de instalação do Windows XP SP3, mas e pra fazer o bendito funcionar? A mensagem teimava em aparecer, e eu tentei integrar vários drivers SATA usando o nLite - inclusive os fornecidos com o próprio computador! - mas mesmo assim não ia. Aparentemente os drivers fornecidos não eram compatíveis com o Windows XP, apenas com o Vista.

Procurando na internet pelo chipset específico da máquina, finalmente eu encontrei drivers que funcionaseem. Depois de integrá-los com o nLite, a instalação fluiu sem problemas, e o problema foi solucionado.

Se você está com esse tipo de problema, procure se informar sobre o chipset e os controladores de HD de seu computador para buscar os drivers específicos e corretos, e integre-os a um instalador do XP usando o nLite. A utilização deste programa é bastante intuitiva, mas se tiver dificuldades, aqui há um tutorial explicando passo a passo.

Realmente, o Windows XP já é bem antigo. Acho que está na hora de eu migrar pro 7... ou só ficar no Linux mesmo. :)

2 comentários:

  1. Migra pro 7 :P

    PS: Posta o seu chipset e link do driver que funcionou!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. É, eu acho que vou migrar mesmo, vou aproveitar pra fazer isso antes de começarem as aulas.

    Então, a máquina não está comigo aqui no momento porque não é minha, mas eu me lembro que era um chipset da Intel. Os drivers foram complicados de achar... no site da montadora do notebook eu não achei nada útil, porque era uma daquelas genéricas.

    Eu estava quase desistindo, mas acabei encontrando os drivers num fórum meio obscuro huahauhauha. Mas eu vou dar uma outra olhada no notebook daí eu posto as informações aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir