sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

L 99 99 99 99...

Logo no primeiro dia do ano (pra começar bem :), me deparei com um erro bizarro quando liguei meu notebook:

L 99 99 99 99 99 99 99... com 99s escritos até o meio da tela, mais ou menos.

O que aconteceu? Meu HD estava dividido em duas partições, uma para o Windows e outra para uma distro Linux, e como parte da limpeza de fim de ano estava organizando meus arquivos e excluindo coisas desnecessárias. Uma das tarefas que queria fazer era instalar outra distro, então eu excluí a partição onde a distro residia, utilizando o utilitário fdisk do Linux.

Com uma pesquisa rápida na internet, descobri que o problema é que a MBR não é alterada pelo fdisk, e é lá onde o bootloader, no caso o LILO, se localiza. Como a partição do Linux não existia mais, o erro hexadecimal 99, que indica diferenças entre a geometria do HD e da BIOS, é acusado pelo LILO.

No caso, a solução foi utilizar o console de recuperação do Windows, através de um CD de boot, e rodar o comando fixboot e fixmbr \Device\HarddiskX (o número X depende da configuração de seu(s) HD(s), normalmente é 0) para consertar o problema. Se isso não funcionar, tente os comandos na ordem inversa.

Pronto, agora seu computador irá bootar normalmente. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário