quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Você já usou...? Windirstat


Arrumar o HD nunca é uma tarefa fácil, ainda mais quando você vai juntando músicas, programas, filmes, jogos... e, um dia, você precisa liberar espaço, então decide deletar algumas coisas que não vai precisar mais. Mas, é claro, você gostaria de ver quais arquivos ou pastas estão ocupando mais espaço.

Ir vendo pasta a pasta no Windows Explorer é bastante chato e cansativo, e por vezes não dá uma idéia muito precisa sobre o quê está ocupando mais espaço que o quê.

É aí que o software Windirstat pode ajudar. Essa pequena aplicação open source monta uma representação visual de seus dispositivos de armazenamento (HDs ou pen drives), mostrando comparativamente os arquivos maiores (que ocupam mais espaço) e os arquivos menores, tudo muito bem organizado.

Eu o uso bastante quando preciso ter uma idéia de como estão distribuídos os dados do HD.

Infelizmente, o programa não é multiplataforma, rodando somente em Windows. Seria interessante uma aplicação desse tipo para Linux ou Mac, não? Desconheço alguma aplicação do tipo para esses sistemas.

[edit 21/01/2010 22:47] O César me apontou que existe uma versão do programa para sistemas Unix chamada kDirStat, que inclusive é a versão original (o Windirstat é o port para Windows). Ele é compatível com qualquer SO que use o sistema de janelas X. Valeu pela dica!

2 comentários:

  1. Leo!

    Uso esse programa desde quando usava Windows 98 em um AMD K6 333! heheh Obrigado por me lembrar dele!

    Tem um programa assim pra Linux sim, Leo, se não me engano chamava kdirstat :)

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Opa, por nada César! :) caramba, faz tempo que você conhece o programa hein? hahaha

    Bom saber da versão pra Linux (que inclusive é a original), eu não conhecia. Valeu pela dica!

    Abraços!

    ResponderExcluir