sábado, 3 de abril de 2010

Você já usou...? Logmein

Quem é computeiro com certeza já deixou um computador ligado pra acessar remotamente de outro lugar. Eu usava muito o ultraVNC, um programa leve e open-source, que usa o sistema VNC para prover acesso remoto a outro terminal.

No entando, como a internet que eu estou assinando é à rádio e deve ter um esquema complicado e melindroso de gateways e roteadores no caminho até a rede mundial, eu não estava conseguindo usar o VNC para fazer algum cliente externo conectar na minha máquina. Foi aí que eu me lembrei de um site que oferecia esse tipo de funcionalidade.

O Logmein é um serviço de conexão remota a desktops que funciona pelo browser, rodando uma aplicação Java. Resumidamente, ele faz a conexão entre dois computadores através de uma rede VPN. Sua utilização é parecida com a de outras aplicações do tipo, você instala um programa no computador que será acessado, mas ao invés de usar algum software de desktop para acessá-lo, isso é feito através do site.

É necessário criar uma conta, mas para utilizar a funcionalidade básica de acesso remoto o cadastro é gratuito. Um ponto positivo é em relação à segurança: o serviço pode utilizar vários algoritmos de encriptação, entre eles o AES-256, para proteger a comunicação, além de canais seguros como o https e várias verificações de acesso. Informações mais detalhadas sobre a segurança do Logmein podem ser vistas aqui.

Estou utilizando há algum tempo e não tenho do que reclamar. Ele atende às minhas necessidades e só de ter funcionado com minha internet complicada, já achei ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário