domingo, 25 de abril de 2010

Você já leu...? Guia Mangá de Bancos de Dados

Guia Mangá de Bancos de Dados
Guia Mangá de Bancos de Dados

É isso mesmo que você leu no título: a editora Novatec lançou no fim do ano passado o Guia Mangá de Bancos de Dados, um livro em formato de HQ para explicar banco de dados. Eu que sou curioso, computeiro e fã de HQs não podia deixar de conferir esse livro, e no último mês de dezembro eu tive essa oportunidade.

Como introdução, vejam um trecho da resenha da contra-capa:

A Princesa Ruruna e Cain têm um problema: seu império de venda de frutas é um amontoado de dados conflitantes e duplicados, e separar os melões das maçãs e morangos está causando muita dor de cabeça. Mas o que eles podem fazer?

Ora, criar um banco de dados relacional, é claro, com a ajuda de Tica, a Fada Mágica dos Bancos de Dados.

É claro! Criar um BD relacional, é tão óbvio... hehehe. À parte essa introdução meio nonsense, o livro é uma leitura leve e divertida, e faz bem o que se presta a fazer: ser uma introdução aos conceitos básicos e técnicas relacionadas a bancos de dados.

Sendo tanto uma história em quadrinhos quanto um livro técnico, temos que analisar esses dois aspectos.

Quanto à parte desenhada o livro é bonitinho, e conta a história da Princesa Ruruna do reino de Kod, seu ajudante Cain e a "fada mágica dos BDs" Tica. Ao longo de cada capítulo é apresentada uma história que mostra o desenrolar das relações entre os personagens e sua busca por melhorar o gerenciamento de dados de vendas, mercadorias e exportações do reino de Kod com a ajuda da fada Tica.

O enredo em si é de certa forma bobinho, servindo mais como apoio para a apresentação do conteúdo do que como uma história propriamente dita. Porém, é o que torna o livro diferente, conferindo-lhe mesmo um certo charme.

O livro se organiza em 6 capítulos, que cobrem as seguitnes áreas: o porquê do uso de bancos de dados, terminologias e modelos, como criar bancos de dados relacionais, SQL, concorrência e segurança em bancos de dados e aplicações.

A cada seção cada um desses assuntos são apresentados de maneira bastante simples e bem explicada, com exemplos baseados no mundo em que se passa a trama. Além disso, cada capítulo conta com uma parte escrita que elucida melhor os conceitos apresentados na parte desenhada, e também exercícios para ajudar na absorção e fixação do conteúdo. Mesmo assuntos mais espinhosos, como normalização e as três primeiras formas normais ou os controles de concorrência, são apresentados de forma simples e fácil de compreender.

Para mim esse livro foi uma leitura interssante e divertida. Apesar de já conhecer a teoria e a prática dos BDs, vê-las sob uma nova abordagem é sempre enriquecedor. Além disso, acho muito interessante essa exploração dos vários usos que a linguagem das HQs pode ter.

Recomendo este livro para quem é iniciante no assunto. Não recomendaria para quem procura um livro bastante técnico e aprofundado sobre a área, ou pretende se especializar no assunto, já que existem muitos outros livros que são mais abrangentes e avançados.

Porém, se como eu você é um fã de mangás e computação e gosta de conhecer coisas diferentes, tenho certeza que vai ter uma leitura no mínimo prazerosa e divertida.

Ficha técnica

Título: Guia Mangá de Bancos de Dados
Autores: Mana Takahashi, Shoko Azuma, Trend-Pro Co. Ltd
ISBN: 978-85-7522-163-1
Páginas: 224
Ano: 2009

Saiba mais:

A série Guia Mangá está sendo traduzida da série The Manga Guide para o português, pela editora Novatec em conjunto com a editora americana No Starch Press e a editora Ohmsha, uma das mais antigas e respeitadas editoras japonesas de livros técnicos e científicos, que foi a publicadora original da série no Japão.

Além desta edição sobre bancos de dados há vários outros títulos na série, como Física, Estatística, Cálculo, Eletricidade e até Biologia Molecular, que também foram lançados em português. Cada um deles é escrito e desenhado por uma dupla diferente de escritor técnico da área e artista. Mesmo eu que não sou dessas áreas fiquei muito curioso em lê-los. Será que eu teria ido melhor em Cálculo se os tivesse lido quando fiz a disciplina...? Haha, acho que não.

Veja mais informações e amostras dos títulos no site da editora Novatec.

Veja também:

Ubunchu!Ubunchu!

Estava pesquisando sobre o livro e acabei encontrando o Ubunchu, um mangá sobre o Ubuntu. Ainda só li o primeiro dos 5 capítulos que foram lançados até agora, mas gostei muito. A história mostra a discussão entre três amigos computeiros, cada um com uma preferência de SO diferente - Windows, Linux e Mac. É bem divertido, ainda mais se você já se encontrou no meio de alguma discussão besta sobre qual SO é melhor, e os desenhos são muito bons.

Escrito e desenhado por Hiroshi Seo, e lançado sob a licença Creative Commons BY-NC. Confiram aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário