sábado, 17 de abril de 2010

Danmaku, bullet hell, manic shooter

Touhou - Perfect Cherry BlossomTouhou - Perfect Cherry Blossom

Se você tem entre 20 e 30 anos e gosta de jogos eletrônicos, com certeza já jogou shoot'em ups, aqueles "jogos de navinha", como são conhecidos no Brasil, onde você controla uma nave e tem que destruir inimigos enquanto desvia de tiros. Eu particularmente sou um grande fã desse tipo de jogo, desde que aprendi a jogar videogames. Exemplos clássicos desses jogos são Gradius, R-Type, Raiden, entre outros.

Talvez você já tenha até jogado alguns dos mais exóticos, como Parodius, uma paródia de Gradius, Fantasy Zone, Tyrian (injustamente desconhecido) para PC, Radiant Silvergun, um dos maiores clássicos do gênero, para Sega Saturno, ou o belo Ikaruga.

No meio dos anos 90, em resposta à estagnação dos shooters tradicionais, surgiu um subgênero que recebeu o nome de "manic shooter", "curtain fire", ou danmaku (cortina de tiros, em japonês). Nesse tipo de shooter, a tela fica literalmente cheia de projéteis que precisam ser desviados. Normalmente, a hitbox (área vulnerável) de seu personagem é menor, aumentando sua chance de sobreviver - e tornando o jogo possível! Os precursores desse tipo são os jogos Batsu Gun e DonPachi.

Esse subgênero demanda uma dedicação maior do jogador; cada jogo necessita às vezes de centenas de tentativas para ser completado. Alguns bons exemplos de manic shooters são a série DonPachi e Mushihime Sama, ambos da empresa Cave.

Curiosamente, esse gênero é muito popular no Japão, onde grandes empresas lançam shooters todos as temporadas. Também é notória a quantidade de grupos independentes (doujin circles) que lançam jogos desse tipo regularmente, especialmente em feiras como a Comiket. Um dos doujin games mais famosos é o Touhou Project, uma série de jogos que começou em 1996 e se tornou um fenômeno no underground da internet, para a qual ainda vou dedicar um post futuramente.

Para finalizar, acho que um vídeo diz mais que mil imagens (gameplay do jogo Mushihime Sama):



Dá até medo né? Tem gente que diz que só doido gosta desse tipo de jogo. Acho que é por isso que eu gosto... hehehe

Vida longa aos "jogos de navinha"!

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário