sábado, 10 de abril de 2010

Você já assistiu...? Cat Soup / Nekojiru-so

Cat Soup© Nekojiru • Yamato Do Co., Ltd./Nekojiru Family

Eu gosto muito de animações, especialmente aquelas que fogem do lugar comum, que nos fazem refletir, como Serial Experiments Lain, Haibane Renmei, Boogiepop Phantom
e Paranoia Agent. Uma que havia ouvido falar há um tempo é Cat Soup (Nekojiru-so, em japonês), um curta de animação de 2001, produzido pela J.C. Staff, ao qual tive a oportunidade de assistir recentemente.

O enredo gira em torno de uma família de gatos antropomorfizados, particularmente os dois filhos, Nyatta e Nyaako, irmão mais novo e irmã mais velha. Nyaako sofre de uma doença terminal e é vista pelo seu irmão sendo levada pela Morte para o outro mundo. Nyatta consegue ficar com metade da sua alma, de modo que Nyaako não morre, mas continua vivendo em um estado semi-vegetativo.

Daí em diante segue um turbilhão de imagens, símbolos e metáforas, mostrando a busca de Nyatta pela outra metade da alma de sua irmã.

Dependendo de sua disposição mental, você pode achar este um dos curtas de meia-hora mais bizarros, atordoantes ou perturbadores de sua vida. Eu particularmente achei um pouco de cada coisa. As paisagens e personagens surreais e a quase inexistência de diálogo contribuem para a atmosfera aterradora.

Enfim, se você gosta de animações diferentes, de pensar bastante, ou de procurar pêlo em ovo, irá gostar desta obra, que pode ser vista mais como um exercício de arte do que simplesmente uma animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário