quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MAC spoofing - "Mudando" o endereço MAC

Eu costumava usar sempre o mesmo computador para acessar a internet em casa. Como não possuo roteador, e a internet à rádio é distribuída pelo condomínio, eu só precisava plugar o cabo de rede em meu PC e estava tudo certo.

No entanto, quando trouxe outro computador e fui tentar utilizar a internet nele, eu não obtive sucesso. Na hora eu já imaginei que poderia ser o caso do acesso ser controlado pelo endereço MAC da placa de rede. Isso é uma prática comum dos provedores de internet - um dos que me vêm à mente no momento que o fazem é a NET. Porém, no caso desta é mais simples, já que basta desligar e ligar novamente o modem e a conexão volta a funcionar normalmente.

Entretanto, como proceder quando, como eu, você não tem acesso físico ao ponto de acesso ou não quer ter o transtorno de desligar e ligar novamente seus equipamentos?

Uma saída para esse problema é o MAC spoofing, ou "mudar" o endereço MAC de sua placa de rede. Eu escrevo mudar entre aspas porque o endereço não é realmente alterado, já que ele é único e vem de fábrica em todo dispositivo de rede. Contudo, como é o SO que efetivamente controla as comunicações de rede, é possível alterar o endereço que sua placa apresenta. Assim, você consegue "enganar" o modem ou roteador, fazendo com que ele pense que está se comunicando com a placa de rede antiga, quando na verdade é outra.

Isso é muito simples de ser feito, qualquer que seja o seu SO.

No Windows, basta acessar suas "Conexões de rede", localizar a interface de rede da qual se deseja alterar o MAC, clicar em "Configurar"...

... ir na aba "Avançado" e na propriedade "Network Address". Mude o radio button na direita para a posição superior e escreva o endereço MAC desejado, sem espaços ou pontuação.

Eu acho essa solução simples e eficiente, mas você também pode modificar diretamente o registro do Windows. É só ir no caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}, alterar o valor "NetworkAddress" para o endereço MAC desejado (também sem espaço e pontuação) e desativar e ativar sua interface de rede nas "Conexões de rede".

Nos sistemas UNIX-like realizar essa operação também é fácil (não confirmei em primeira mão se realmente funciona, mas acredito que sim). Nos sistemas Linux, deve-se executar os seguintes comandos, considerando que a interface de rede sendo configurada é a eth0 e 11:11:11:11:11:11 é o endereço MAC desejado:
ifconfig eth0 down (desliga a interface)
ifconfig eth0 hw ether 11:11:11:11:11:11
ifconfig eth0 up (liga novamente)
No FreeBSD, é quase a mesma coisa:
ifconfig eth0 down (desliga a interface)
ifconfig eth0 ether 11:11:11:11:11:11
ifconfig eth0 up (liga novamente)
No MacOS da Apple, por ser UNIX-based, acredito que uma das duas soluções acima funcione, mas não posso confirmar.

2 comentários: