quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aikido

Imagem retirada da wikipedia

O aikido é uma arte marcial japonesa que aprecio muito, embora esteja sem treinar regularmente há um bom tempo (desde que entrei na faculdade, na verdade). Seu nome é composto por três ideogramas que significam harmonia (ai), energia (ki) e caminho (do) - uma tradução livre poderia ser "o caminho da harmonização da energia".

Essa arte marcial foi criada por Morihei Ueshiba por volta da década de 30 no Japão, baseada em sua vida dedicada à luta, em várias artes marciais antigas, mas especialmente no Daito-ryu Aikijujutsu. Ela se baseia principalmente em movimentos circulares que redirecionam a força de seu atacante contra o próprio, e em manter o seu centro enquanto desestabiliza o de seu "adversário", provocando desequilíbrio.

Uma analogia interessante feita com o aikido é que, assim como um pião que gira mantém seu centro estável, tem uma energia muito grande e é muito difícil de segurar, um praticante de aikido também tem um centro muito forte, o que o torna muito sólido.

Na minha opinião, devido à essa natureza circular (ou espiral, segundo alguns), é uma arte marcial muito bonita de se ver, com movimentos fluídos e suaves, que se combinam em um contraste muito interessante com a grande energia inerente às técnicas.

Dada a grande difusão do aikido, é muito provável que exista um dojo em sua cidade, ou pelo menos em sua região. Recomendo a todos os interessados em artes marciais.

Uma demonstração:



Curiosidades:
  • O ator (e mais recentemente músico!) Steven Seagal é 7º dan de aikido. Inclusive, em alguns de seus filmes, especialmente os mais antigos, ele realiza alguns golpes bastante característicos da arte.
  • Acredita-se que o hapkido, arte marcial coreana, tem as mesmas origens do aikido, embora tenha se desenvolvido em outra direção. Inclusive, os ideogramas coreanos (hangul) que formam a palavra hapkido (합기도) têm o mesmo significado que os ideogramas japoneses (kanji) que formam a palavra aikido (合気道).
Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário