quarta-feira, 15 de março de 2017

Você ja leu...? A Metamorfose


Após uma noite de sonhos agitados, Gregor Samsa, um caixeiro viajante que leva uma vida monótona, se vê transformado em um enorme e monstruoso inseto. Esse é o ponto de partida de A Metamorfose, um dos mais famosos livros de Franz Kafka, escritor alemão do início do século XX.

A história mistura o realismo à elementos fantasiosos e absurdos. Mesmo após sua medonha transformação, Gregor mantém sua consciência humana, presa em corpo de barata, até o fim. Apesar de suas boas intenções e de ter sido o sustento de sua família até então, o ex-caixeiro viajante se vê execrado e exilado pelos próprios familiares. A situação financeira da família Samsa, agora sem seu principal provedor, é posta em xeque, e seus membros têm de se adaptar para continuar sobrevivendo.

No início da leitura me perguntava por que nem o personagem principal, nem seus familiares, questionavam sua terrível metamorfose, mas entendi que isso não era importante; o importante é que Gregor agora era um inseto gigante. E, assim como o protagonista vai se resignando à sua condição de sub-humano, de criatura rastejante e assutadora, o leitor também vai aceitando que o que se passa é "verdade". Achei triste a forma como Gregor deixa de ser uma pessoa para se tornar um estorvo a ser resolvido.

A Metamorfose é um livro curto, uma leitura rápida, uma das grandes pequenas obras de Kafka e de inúmeras interpretações. Relata a luta de uma família comum de classe média em face de uma situação absurda e extrema, e a degradação de uma pessoa ante a alienação e a execração social. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário