segunda-feira, 26 de julho de 2010

Você já assistiu...? Now and Then, Here and There

Now and Then, Here and ThereNow and Then, Here and There

Olá a todos, e desculpem o longo tempo sem postar. Fim de semestre na faculdade, ainda mais no fim do curso, é fogo... e neste mês de julho resolvi descansar um pouco. Mas deixemos as desculpas de lado.

Já assisti a várias animações em minha vida, e sem dúvida as melhores foram as que me fizeram pensar, aquelas que, quando assistimos, acabamos aprendendo algo sobre nós mesmos; e aquelas que nos trazem emoções, nos fazem rir, chorar, ficar com medo, apreensivos, felizes, desconfortáveis. Acho que com toda arte é assim, não é mesmo? É por isso que Now and Then, Here and There é uma das grandes séries a que tive a oportunidade de assistir.

O primeiro capítulo começa com um dia comum do garoto Shu, um menino energético e otimista. Andando de volta para casa após seu treino de kendo, durante o pôr-do-sol, Shu vê uma garota sentada no topo de uma chaminé de uma construção abandonada. Subindo na torre vizinha, ele tenta conversar com a menina, mas uma esfera de luz rodeia todo o local e máquinas de guerra parecidas com serpentes surgem com o intuito de sequestrar a garota. Shu tenta impedí-las, mas quando se dá conta é transportado para outro mundo, um mundo seco e militarizado, onde uma nave-nação chamada Hellywood, regida por um ditador no limiar da loucura, busca o poder sobre tudo e todos.

Um espectador mais desavisado poderia ser enganado pelo tom leve do primeiro episódio - eu fui um pouco - mas logo a história adquire contornos mais sombrios e violentos. A despeito do visual simples, os personagens exalam personalidade, movimentando a trama e contrapondo diferentes pontos de vista e motivações. A crueldade e a loucura da guerra, e as marcas que ela deixa em todos os envolvidos são mostradas de forma nua e realista.

Apesar desse tom sombrio, a mensagem última é otimista. "Enquanto você estiver vivo, boas coisas virão", como dito incansavelmente pelo protagonista Shu. Em certos momentos da animação, essa pequena fagulha de otimismo foi a única coisa que me impediu de cair em uma sensação de total desesperança; é uma estória poderosa, que mexe com seus sentimentos. Embora se passe em um mundo fictício, poucas séries são tão cruelmente realistas como esta.

Concluindo, se você gosta de séries adultas e que nos convidam à reflexão, tenho certeza que irá apreciar este clássico.

Ficha técnica:

Título: Now and Then, Here and There
Título em japonês: 今、そこにいる僕 (Ima, soko ni iru boku)
Ano: 1999
Número de episódios: 13